segunda-feira, 14 de agosto de 2017

PASSA ANEL

                                                     PROJETO DA SALA: APRENDER BRINCANDO

Objetivos:
Estimular Imaginação;
Criatividade;
Atenção;

Material:
 Anel;
Desenvolvimento:
Antes da brincadeira começar, a professora explicou como é o jogo, formou dois grupos, um ficou com a professora e o outro com a bolsista e todos ficam com as mãos unidas e entreabertas, como uma concha fechada. A professora e a bolsista também posicionaram as mãos em formato de concha, mas com o anel dentro. A professora e a bolsista passaram as mãos delas por dentro das mãos de cada criança. Em um determinado momento elas escolheram um dos pequenos e deixaram o anel cair nas mãos dele sem que o resto do grupo perceba. Depois disso as crianças tiveram que acertar onde estava o anel, foi feito isso até todas as crianças participarem, eles amaram essa brincadeira.





PAPAI TE AMO

No Brasil, o dia dos pais é comemorado sempre no segundo domingo do mês de agosto. É um feriado celebrado desde 1953. Apesar de ser uma das datas comemorativas mais difundidas mundialmente, cada país comemora em uma data diferente por peculiaridades e diferenças regionais.
O importante mesmo é a mensagem que esta data evoca: O respeito e amor para com a figura paterna (seja ela o pai biológico ou não).


JUSTIFICATIVA:
Trabalhamos músicas e histórias referente ao Dia dos Pais. As músicas alegram e embalam, as histórias encantam e dão asas à imaginação. Nesse caso, podemos ouvir, cantar, contar e recontar, memorizar, atuar, imitar, enfim, participar ativamente de atividades que com certeza, trouxeram muita aprendizagem e principalmente muito prazer e alegria.

OBJETIVOS:
Valorização da figura paterna;
Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, ideias, etc.
Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções para despertar e esclarecer curiosidades sobre a família.
Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação;
Interpretar músicas e canções diversas;

CONTEÚDOS
Música; Artes; Linguagem Oral e Visual; Natureza e Sociedade

DESENVOLVIMENTO
Linguagem Oral e Visual: 
Conversas na rodinha;
Contação de histórias com a temática pai;

 Para ver o resto das fotos, dessa atividade, clique em mais informações, logo abaixo.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

CARECA CABELUDO

                                                     PROJETO DA SALA: APRENDER BRINCANDO

Objetivos:
·         Desenvolver a discriminação auditiva;
·         Aperfeiçoar a coordenação motora;
·         Ter noção de percepção temporal;
·         Desenvolver a memória visual.

Material:
·         Nenhum

Desenvolvimento:
A professora explicou a brincadeira e disse que “careca!”, os alunos tinham que colocar as duas mãos na cabeça e “cabeludo!”, eles tinham que tirar as mãos. Eles adoraram essa brincadeira e ficamos um tempo brincando.





quarta-feira, 9 de agosto de 2017

BRINCADEIRA COM CORDA

                                                     PROJETO DA SALA: APRENDER BRINCANDO



Objetivos:
      Desenvolvem equilíbrio, agilidade, força, entre outras habilidades.
Material:
·       Corda.
Desenvolvimento:
Saltando sobre a Cobrinha, com uma corda grande, a professora mostrou movimentos diversos na corda para que os alunos verem, e depois eles saltaram sobre a corda de um lado para o outro tentando evitar que a corda tocassem neles, quem fosse tocado pela corda era "picado".
Eles também passaram por  baixo da corda, mantendo uma corda esticada a uma altura, todas as crianças passaram por baixo  evitando tocá-la para não "levarem choque".
E para desenvolver o equilíbrio de cada um, a corda foi esticada no chão e as crianças tinham que passar em cima da corda, não podendo relar no chão, se relasse no chão o pé "queimava no fogo".



Para ver as fotos, dessa atividade, clique em mais informações, logo abaixo.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

APRESENTAÇÃO TEATRAL DO “CHAPEUZINHO VERMELHO”.

PROJETO INSTITUCIONAL: VIAJANDO COM A LEITURA

Objetivo: Criar contextos para dramatização, reconto, pantomimas e interagir com diferentes crianças de diferentes faixas etárias a partir da leitura.

Desenvolvimento: Em parceria com algumas das professoras e bolsistas, das creches II e III, fizemos no pátio da creche um dramatização da história da Chapeuzinho Vermelho. As professoras ficaram caracterizadas como personagens para a encenação. Em seguida, seguindo a história foi servido biscoitos para todos.



 Para ver o resto das fotos, clique em mais informações, logo abaixo.

segunda-feira, 24 de julho de 2017

HISTÓRIA DO “GATO XADREZ” (AMPLIADA).

PROJETO INSTITUCIONAL: VIAJANDO COM A LEITURA

Objetivo: Desenvolver o gosto por ouvir histórias, a atenção, a imaginação e apresentar cores.

DesenvolvimentoJuntamente com a professora Iranilda, eu (Professora Carolina), fomos visitar a sala da professora, os alunos foram organizados em um grande círculo sentados no tapete. Iniciou-se a história apresentando cada parte da dela para assim instigar aos alunos a falar a cor do gato (Era uma vez um gato?), dando sequência com expressões e exclamações procurando manter os alunos atentos.

Para ver o resto das fotos, clique em mais informações, logo abaixo.

terça-feira, 18 de julho de 2017

HISTÓRIA DA SERPENTE

PROJETO DA SALA: APRENDER BRINCANDO


Objetivos:
·         Desenvolver trabalho coletivo e a flexibilidade do corpo.
Material:
·         Nenhum.
Desenvolvimento:
A professora foi a "serpente" que procurava pedaços do seu rabo. Ela começou a cantar a música abaixo e chamava os outros participantes, os alunos, para formar uma fila atrás de si, formando o rabo da serpente.
Aqueles que são chamados têm que ir pro final da fila, a brincadeira acaba quando todas as crianças estiverem no “rabo da serpente”.

Esta é a história da serpente
Que desceu do morro
Para procurar um pedacinho do seu rabo.
"Ei você ai, você faz parte do meu rabão."

Para ver o resto das fotos, clique em mais informações, logo abaixo.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

ARRAIÁ DAS CRECHES III B e C

A festa junina é um tema muito rico para ser trabalhado, desenvolvido para incentivar nos alunos o gosto pela festa junina, por meio de atividades diversificadas e apresentações característica do tema que também fazem parte do folclore brasileiro.
Além dos ensaios para a festa, as criança pintaram papel para fazermos as bandeirinhas, para enfeitar a sala, como também pintaram os rolinhos de papel higiênico, para fazer a fogueira, que serviu de enfeite no palco no dia da festa da escola.




 Para ver as fotos, dessa atividade, clique em mais informações, logo abaixo.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

BOLICHE

                                                     PROJETO DA SALA: APRENDER BRINCANDO



Objetivos:
·         Conhecer o jogo de boliche;
·         Contar e representar numericamente;
·         Relacionar numeral às quantidade correspondentes;
·         Esperar a sua vez;
·         Construir gráficos;
·         Melhorar a coordenação motora.
Material:
·        Bola e pinos ou garrafas.
Desenvolvimento:
É um jogo onde as crianças terão que derrubar os pinos com uma bola e depois com a ajuda da professora contar, coletivamente, os pinos derrubados.


Para ver o resto das fotos, clique em mais informações, logo abaixo.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

APRESENTAÇÃO DA BIBLIOTECA PARA AS CRIANÇAS.



PROJETO INSTITUCIONAL: LER, CONTAR E RECRIAR.

Objetivo
Despertar nos alunos o interesse pelo mundo da leitura.
Desenvolvimento
Logo depois do primeiro lanche levei as crianças para a biblioteca, lá mostrei onde ficam os livros e conversamos um pouco sobre leitura, como manusear os livros, cada criança escolheu um livro para fazer uma leitura visual, entre alguns livros pré-selecionados por mim. Depois eles escolheram um livro para eu ler na hora na biblioteca, o livro lido de manhã foi "Douglas quer um abraço" e o livro escolhido no período vespertino foi "Quaquá, o pato". A biblioteca foi organizada para acolher os pequenos, com tapete, tornando assim a biblioteca um ambiente acolhedor.

Para ver o resto das fotos, clique em mais informações, logo abaixo.