PROJETO DA SALA: APRENDER BRINCANDO
Objetivo: Estimular a imaginação e cooperação entre as crianças.
Desenvolvimento: As ações simultâneas e plurais
constitutivas das crianças pequenas (suas interações sociais, seus movimentos
de exploração, descoberta e significação) indicam a necessidade de construção
de uma prática pedagógica na Educação Infantil que permita, incentive e promova
seus diferentes modos de expressão. A organização intencional e sistemática dos
espaços, tempos e materiais, contribui para proporcionar essa simultaneidade de
propostas e experiências. Por isso, faz-se necessário estruturar os ambientes
para torná-los agradáveis, convidativos, estimulantes e acolhedores, de forma
que possam possibilitar momentos de intimidade e convívio. Por meio desses
ambientes as crianças têm a possibilidade de brincar com materiais e brinquedos
de diversas dimensões, interagir com crianças e ampliar seu repertório de
experiências, o que é fundamental para a formação de sua memória e potencialização
da sua imaginação-criação. Foi pensando nessas questões que partimos de uma
brincadeira já conhecida pelas crianças: a brincadeira de casinha, e
organizamos um espaço próprio, rico em detalhes, estimulante e convidativo para
essa brincadeira com crianças com 3 anos de idade.