sexta-feira, 29 de setembro de 2017

BRINCANDO DE CASINHA

PROJETO DA SALA: APRENDER BRINCANDO

Objetivo: Estimular a imaginação e cooperação entre as crianças.

Desenvolvimento: As ações simultâneas e plurais constitutivas das crianças pequenas (suas interações sociais, seus movimentos de exploração, descoberta e significação) indicam a necessidade de construção de uma prática pedagógica na Educação Infantil que permita, incentive e promova seus diferentes modos de expressão. A organização intencional e sistemática dos espaços, tempos e materiais, contribui para proporcionar essa simultaneidade de propostas e experiências. Por isso, faz-se necessário estruturar os ambientes para torná-los agradáveis, convidativos, estimulantes e acolhedores, de forma que possam possibilitar momentos de intimidade e convívio. Por meio desses ambientes as crianças têm a possibilidade de brincar com materiais e brinquedos de diversas dimensões, interagir com crianças e ampliar seu repertório de experiências, o que é fundamental para a formação de sua memória e potencialização da sua imaginação-criação. Foi pensando nessas questões que partimos de uma brincadeira já conhecida pelas crianças: a brincadeira de casinha, e organizamos um espaço próprio, rico em detalhes, estimulante e convidativo para essa brincadeira com crianças com 3 anos de idade.






terça-feira, 26 de setembro de 2017

NOVAS SENSAÇÕES: PLÁSTICO BOLHA

PROJETO DA SALA: APRENDER BRINCANDO


Objetivo: desenvolvimento desse sistema sensorial, em todas as suas partes, faz-se necessária a sua estimulação.

Desenvolvimento: Vamos tirar os calçados e experimentar novas sensações. Percepção tátil é a capacidade do ser humano perceber por meio da pele as características de um objeto (forma, tamanho e textura) além de outras sensações como pressão, temperatura e dor, as quais em conjunto possibilitam a adequada relação com o ambiente e objetos, assim como a proteção e reação dos indivíduos a estímulos nocivos. 
Por isso a importância de desenvolver atividades que contemple a percepção tátil para o desenvolvimento de crianças na educação infantil. Para que haja o desenvolvimento desse sistema sensorial, em todas as suas partes, faz-se necessária a sua estimulação. 
Pensando em proporcionar esse desenvolvimento a nosso pequenos montamos atividade onde eles puderam explorar a sensações tátil através dos pés e das mãos. 
Em um primeiro momento esticamos na sala o plástico bolha e convidamos as crianças descalça a passear sobre ele. No começo a sensação deles foi de estranheza, mas logo descobriram o quanto é divertido pisar no plástico bolha percebendo sua textura e ouvir os estalos das bolhas. Depois de pular, andar e correr pelo plástico bolha, foi a vez de estourar as bolhas com as mãos.